A história
NOME:ESCUDERIA CASTELO BRANCO
FUNDAÇÃO:21 de Maio de 1964
LOCAL SEDE: Castelo Branco
CONTACTOS:Telm: 964894757 / escuderiacb@gmail.com /Praça Rainha D. Leonor. 3 -6000-117 Castelo Branco / Contactos T.: +351 272 327 979 ::.:: F.: +351 272 327 977 ::.:: www.escuderiacastelobranco.pt
ESTREIA EM COMPETIÇÃO:I Rallye da Escuderia Castelo Branco, integrado nas festas da cidade, 29 de Junho 1969 - Prova Integrada no calendário nacional.
ACTIVIDADE NO MOTORSPORT: Rali de Castelo Branco, o Rali Choice, o Rali Serra da Estrela, o Rali às Termas de Monfortinho, Rampa da Serra da Estrela e a Rampa de Castelo Branco, POP - Cross, Pax Rally Dakar series - 2008….
TÍTULOS/PRÉMIOS/DISTINÇÕES CONQUISTADOS:
-1996 e 1997 Clube Vencedor do Campeonato Nacional de Clássicos - Velocidades
- 1998 - 2001 - 2002 - 2006 - Clube Vencedor do campeonato Nacional de Clássicos - Ralis
ACTIVIDADE ACTUAL:A Escuderia Castelo Branco tem por fins e objectivos principais a promoção e o desenvolvimento dos desportos motorizados, bem como o fomento e a realização de actividades culturais e recreativas, nomeadamente:
- Contribuir para a divulgação e promoção turística da idade, da região e do país;
- Incentivar e desenvolver o automobilismo nas suas diversas disciplinas;
- Realizar ou cooperar em actividades inerentes ao exercício e desenvolvimento dos desportos motorizados;
- Estabelecer e manter relações com outras organizações nacionais e internacionais, assegurando sempre que necessário ou conveniente a sua filiação nessas associações;
- Incentivar acções de formação que contribuem para os objectivos enunciados.
» A Escuderia Castelo Branco (ECB) é fundada em 21 de Maio de 1964, com o objectivo estatutário de promover turisticamente a região através da organização de provas das várias especialidades do desporto automóvel e promover a participação de associados seus, representando a região, nos vários campeonatos nacionais de automobilismo.
» A ECB organiza provas no âmbito do calendário desportivo Nacional da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), sendo o seu associado nº 12, o que significa ser um dos 52 clubes Nacionais com alvará para organizar provas de automobilismo e karting em Portugal.
Pelas razões referidas no parágrafo anterior todas as provas são obrigadas a um seguro, e supervisionadas pelas autoridades policiais. O aspecto da segurança é sempre completado com uma equipe médica, devidamente licenciada e dimensionada para cada tipo de prova.
Os sócios que colaboram na organização da prova são também licenciados pela FPAK e dispõem de um seguro desportivo contra acidentes.
» Nas provas organizadas pela ECB só podem alinhar concorrentes com licenças desportivas passadas pela FPAK, que atestam a idoneidade do piloto e o estado de saúde do mesmo.
Relativamente aos veículos que podem alinhar nas provas, estes têm que pertencer a uma lista editada anualmente pela comissão técnica da FPAK, devendo também reforçar os órgãos de segurança. Para que não haja problemas relativamente a esta situação a ECB tem um corpo de comissários técnicos que efectuam, em todas as provas, verificações técnicas rigorosas a todos os veículos. Estes comissários frequentam todos os anos os seminários técnicos promovidos pela FPAK.
» O clube, tem organizado ao longo dos anos provas para o Campeonato Nacional de Ralis de onde se destacam o Rali de Castelo Branco, o Rali Choice, o Rali Serra da Estrela, o Rali às Termas de Monfortinho, entre outros.
» Para o Campeonato Nacional de Velocidade a ECB organizou várias vezes a famosa Rampa da Serra da Estrela e a Rampa de Castelo Branco. Nos anos setenta organizou também os populares POP-CROSS com os Citroen 2CV. Estas provas vieram mais tarde a dar origem ao Autocross que tem este ano a sua 21º e 22ª edição em Castelo Branco. A ECB também organizou ralis para o Trofeu Nacional de Regularidade, para o Campeonato Nacional de Clássicos, e para o Campeonato Nacional de Ralis de Iniciados. Organizou também em 1995 o Rali ACAP. Desde há algum tempo a ECB organiza anualmente um Rali de Automóveis Antigos, em que têm participado os mais significativos automóveis do parque de automóveis restaurados de Portugal. Ainda nesta especialidade a ECB colaborou com o Clube Português de Automóveis Antigos na organização do Rali Mundial da FIVA.
» Relativamente à participação de associados como pilotos, esta tem sido muito intensa ao longo dos anos sendo o principal título alcançado por Manuel Rolo quando em 1987 conquistou o Campeonato Nacional de Ralis grupo N. No entanto nos tempos mais recentes é de realçar o Sub-Campeonato conseguido por José Petrica no Nacional de Autocross Div. E em 1995, o Sub-Campeonato de Clubes no Nacional de Velocidade (Clássicos) em 1995, e a conquista do Trofeu de Ralis de Regularidade de Clubes em 1994.
» Em 1996 e 1997 a ECB venceu o Campeonato Nacional de Velocidade por equipes na categoria de Clássicos. Finalmente em 1998 venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional de Ralis Clássicos para Clubes.
» Durante 1998 houve uma grande participação de pilotos em vários Campeonatos Nacionais de automobilismo que passamos a descrever:
> 1 Equipe no Campeonato Nacional de Ralis
> 3 Pilotos no Campeonato Nacional de Autocross/Rallycross
> 10 Pilotos no Campeonato Nacional de Ralis Clássicos
> 2 Pilotos no Campeonato e Taça Nacional de Karting
» Em 22 de Outubro de 1999, por despacho de Sua Ex.ª, o primeiro-Ministro foi reconhecida como Entidade de Utilidade pública com o contribuinte n.º 501771824. Realizou pela 1ª vez o Rali Portas de Ródão.
» Em 2001 a Escuderia Castelo Branco organizou pala primeira vez uma prova do Campeonato Europeu de Autocross, e do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, sagrou-se novamente clube Campeão Nacional de Rallyes- Clássicos.
» Em 2002 e em 2006 a Escuderia Castelo Branco sagrou-se novamente clube Campeão Nacional de Rallyes- Clássicos.
» Em Junho de 2008 organizámos, pela primeira vez, um Ralicross Noturno.
» Ainda no ano de 2008, a Escuderia Castelo Branco, no âmbito do Todo Terreno, foi co-organizador, com a Lagos Sport, do Pax Rally – integrado no Dakar Series.
» Em 2013 realizou-se pela 1ª vez o Enduro Alegro Castelo Branco, a contar para o Campeonato Nacional da modalidade, conquistando uma das melhores listas de inscritos do campeonato.
» Em 2014 e 2015 o Rali de Castelo Branco, prova a contar para o Campeonato Nacional de Ralis, foi considerado, pela FPAK, o melhor Rali do Campeonato Nacional. Em 2015 conquistou, também, a melhor prova do Campeonato Nacional de Ralicross.