Estreia de Tomás Carneiro no ESBK em Jerez de la Frontera

No decorrer do passado fim-de-semana , de 3 a 6 de Abril, decorreu a primeira prova do ESBK no circuito Angel Nieto em Jerez de la Frontera.

“Um fim de semana um pouco agridoce, uma vez que íamos com a expectativa alta, pois fizemos uma boa pré-temporada e a nossa mota é nova e a equipa VRC Team conseguiu acertar no setting certo para esta corrida.  No entanto, as condições climatéricas foram um pouco adversas todo o fim-de-semana, tendo iniciado os treinos privados com chuva e, onde conseguimos ser rápidos e rodar no grupo da frente.

Na sexta-feira nem chegamos a entrar em pista devido às chuvas torrenciais que se fizeram sentir todo o dia. Sábado fizemos os cronometrados sem chuva, mas as condições da pista não eram as melhores, tendo mesmo caído um piloto na última curva à minha frente e um outro na curva dois, o que fez com que reduzisse o ritmo e acabei por não conseguir melhor que QP20. Avançamos para a nossa corrida às 17h com a consciência que teríamos um trabalho extremamente difícil pela frente e os nervos começaram a apoderar-se de mim. Faço um bom arranque e consigo posicionar-me em 16º tendo tido várias disputas todas as voltas com o grupo que me acompanhava, tendo conseguido manter a minha posição. Ficamos felizes com a minha prestação, pois voltei a ser rápido e consegui rodar sempre no mesmo segundo, sendo constante toda a corrida e isso é muito importante para um piloto.

Na corrida de domingo, pelas 14h os nervos foram ainda maiores porque queríamos reduzir a distância para o 1º, tendo como objectivo ficar a menos de 50 segundo no final da corrida do 1º lugar.
Quando o semáforo apaga, consigo fazer um arranque muito bom, tendo ultrapassado de imediato duas fileiras e fui de 20º a 15 antes de chegar à curva 1, mas na curva 5 tive um pequeno susto que me penalizou e fez com que fosse ultrapassado e perdi posições até à 19ª posição. Embora tenha rodado mais rápido que na corrida de sábado, foi impossível atingir o nosso objectivo e ficamos a 53 segundos do primeiro classificado, por isso, ficamos a 3 segundos do nosso objectivo.

Todos estes quatro dias foram uma aprendizagem para mim, pois estamos no campeonato mais forte da Europa na minha categoria, onde vêm pilotos de todo o mundo. Estou certo que na corrida de Barcelona que se irá realizar em Maio, assim como a de Aragão que será uma semana depois irei estar mais forte e a lutar por lugares mais acima da tabela. Eu e a minha equipa VRC não iremos baixar os braços e sabemos o que tem de ser feito.

Agradeço a todos os que estiveram presentes, aos meus patrocinadores e acima de tudo aos meus pais que são o pilar para que tudo isto seja possível. Por último, a todos os que queiram rever a corrida, esta está disponível no Youtube na página da RFME”.