Tomás Carneiro volta a brilhar no Circuito do Estoril com dupla vitória no CNV II
O jovem piloto Tomás Carneiro, de apenas 12 anos, voltou a destacar-se no panorama nacional do motociclismo ao conquistar duas vitórias nas corridas do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV II), realizadas no passado fim de semana no Circuito do Estoril.
Sem treinos privados desta vez, Tomás entrou diretamente para a sessão de cronometrados e garantiu a Pole Position (P1), apesar de a sua última volta rápida ter sido interrompida por um problema técnico na moto. Ainda assim, o tempo registado revelou-se imbatível, confirmando a sua posição de liderança na grelha.
O foco principal deste fim de semana competitivo foi a preparação para o ESBK (Campeonato de Espanha de Superbike), que terá passagem pelo Estoril em setembro. “Mais do que ganhar, o nosso objetivo aqui era rodar e encontrar o melhor ‘setting’ para a moto, tendo em conta as condições imprevisíveis do circuito”, refere o jovem piloto.
Em ambas as corridas do fim de semana, Tomás cruzou a linha de meta em primeiro lugar. No domingo, a equipa técnica decidiu simular cenários realistas de corrida, como uma partida a partir do pit lane – obrigando Tomás a sair do fim da grelha. Mesmo assim, o piloto alcançou a liderança ainda na primeira volta.
Outro destaque foi o exercício de três long laps voluntárias durante a corrida de domingo, em que o jovem piloto conseguiu reduzir o tempo em um segundo em cada volta adicional, mostrando notável consistência e evolução técnica.
“Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido e com os dados recolhidos. Aprendemos muito e isso será fundamental para os próximos desafios”, sublinha Tomás.
O piloto fez questão de agradecer à VRC Team pela dedicação e compromisso no seu desenvolvimento, bem como à sua família, patrocinadores e, em especial, ao Restaurante A Cozinha, que marcou presença surpresa no circuito no domingo, e à família Moreira, pelo apoio constante.
Tomás Carneiro segue agora focado nos próximos compromissos internacionais: Barcelona (20 a 22 de junho) e Aragão (27 a 29 de junho), onde dará continuidade à sua preparação e crescimento na competição europeia.