Há 25 anos, realizavam-se na Escuderia Castelo Branco, eleições para os seus órgãos sociais. Hoje, 14 de fevereiro de 2023, faz precisamente 25 anos que esse ato eleitoral ocorreu.
 
A Escuderia estava próxima de assinalar o seu 34º Aniversário.
 
Carlos Tomaz e a sua equipa terminavam o seu mandato. Volvidos três mandatos e seis anos à frente dos destinos do Clube, Carlos Tomaz, não iria continuar.
Presidia então a Mesa da Assembleia geral, João Teixeira.
Surge então o desafio de uma candidatura, liderada por Paulo Almeida, e que a seu convite, irei integrar.
 
Na composição da lista, e contrariamente ao que havíamos então projetado, faltava encontrar o candidato para presidir a Mesa da Assembleia geral.
Inesperadamente, Paulo Almeida, faz o convite, para que fosse eu a ocupar este lugar na sua candidatura.
 
Achei um erro, entendi que este lugar deveria ser entregue a um sócio mais antigo, não só no clube, mas em idade. Uma espécie de “sócio sénior”. Isto obviamente, pelo enorme respeito que me merecia o clube, a figura e o lugar.
 
Era demasiado novo, e entendi que não preenchia os requisitos para tão honrosa candidatura e consequente responsabilidade.
 
O Paulo Almeida, não partilhava este meu entendimento e insistiu que assim seria.
 
Pelo empenho neste projeto, nesta candidatura e na enorme confiança no Paulo Almeida, ainda que relutante, aceitei o desafio. (não sem pensar que iria comprometer o sucesso da candidatura).
 
Assim não quis o destino. Assim não quiseram os sócios e contrariamente ao que no meu íntimo achava que poderia ser a consequência desta veleidade, (de tão cedo ser candidato a um lugar de tamanha responsabilidade) depois de uma eleição bem disputada, com outra candidatura de enorme peso na coletividade, a lista liderada pelo Paulo Almeida, ganhava as eleições e iniciava um mandato de enormes desafios.
 
Pois é, e aqui se inicia algo de muito importante na minha vida. Ao Paulo Almeida, sucedem o João Carlos Tonilhas, o Joaquim Eduardo, o Luis Moreira e o António Sequeira, presidentes da Escuderia Castelo Branco com os quais tive a honra de ter trabalhado.
 
Cada um de sua forma, com as equipas que lideraram, contribuindo para o engrandecimento da Escuderia.
 
Passaram vinte e cinco anos, a Escuderia Castelo Branco está bem diferente e continua dinâmica, com saúde, vitalidade e a crescer. A fazer o que sempre fez bem, promover o desporto motorizado e a região.
 
Hoje, estamos próximos de celebrar o 59º Aniversário deste nosso clube.
 
Estranhamente, volvidos vinte e cinco anos, que hoje se completam, continuo a ter a honra de continuar a presidir a Mesa da Assembleia Geral da Escuderia Castelo Branco, tendo merecido durante este tempo, a confiança de todos os que dirigiram os destinos do clube, mas também, a confiança dos sócios, que sempre me ajudaram nesta responsabilidade. Como compreenderão, é um tempo que não esqueço, são memórias e recordações que guardarei toda a minha vida.
 
Com a vossa colaboração, foi fácil.
 
Obrigado pela honrosa função que me confiaram, e pela confiança que me demonstraram. Espero ter correspondido.
 
Bem hajam!
Nuno Almeida Santos