PARQUE DE DESPORTOS MOTORIZADOS DE CASTELO BRANCO

Mais de 22 anos ao serviço da região

O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco (PDMCB) é uma infraestrutura única no país, integrando vários circuitos para a prática do desporto motorizado. Em funcionamento desde 1998 os cerca de 47 hectaresjunto à reta do Lanço Grande, podem receber provas de Enduro, Ralicross/Kartcross, Autocross, Camiões RacingBuggys, Super-motardMini-moto e, mais recentemente, Karting. 

Os diferentes circuitos do PDMCB dispõem de edifícios de apoio, para o funcionamento da própria estrutura da ECB, no edifício multiusos, bem como para os eventos desportivos aqui realizados, como sala de secretariado, sala de imprensa, torres de controlo, vídeo race controlsala de reuniões, etc. 

É no circuito principal que são organizadas as provas do campeonato nacional de RalicrossKartcross e Superbuggy. No passado, este mesmo circuito, recebeu o campeonato de Espanha de Autocross e o Europeu de Autocross. 

Clique na foto
Clique na foto

O circuito de “terra batida” recebe provas de Enduro e alberga também, no edifício de apoio, a Escola de Enduro. Esta escola, que já se encontra em funcionamento desde 2019, recebe jovens e menos jovens todos os segundos sábados de cada mês, sempre acompanhados por pilotos profissionais residentes e que apadrinham o projeto 

Este circuito inclui alguns obstáculos por forma a que a aprendizagem em Enduro seja o mais próxima possível da realidade encontrada em provas desportivas da modalidade, o que permite dotar os praticantes de capacidades de domínio da moto e técnica de competição, assegurando uma condução em maior segurança. 

O Kartódromo Municipal de Castelo Branco é o terceiro circuito do PDMCB. Obra há muito esperada pela ECB e em funcionamento desde julho de 2020, tendo como embaixador conceituado piloto Pedro Lamy. A pista tem 1200 metros, com a possibilidade serem feitas cinco variações ao trajeto, sendo considerada uma pista bastante rápida e desafiante. Com capacidade para 34 karts na grelha de partida dispõe de uma Torre de Controlo. 

Esta é a primeira fase da mais recente infraestrutura, que inclui um conjunto de 8 boxes individuais, estando previsto o aumento do número das mesmas, na próxima fase do projeto, bem como de outras estruturas de apoio e segurança. 

Clique na foto

Antes e Depois…

20042004