Do Sonho ao Kartódromo de Castelo Branco

É impossível definir a data em que nasceu a ideia, mas foram muitos os anos a sonhar com a construção de um Kartódromo na cidade de Castelo Branco.

Na altura eram muitos os adeptos do desporto automóvel, eram também vários os praticantes quer de ralis, de perícias,  pop cross ou mais tarde autocross.

Castelo Branco respirava competição e dai à vontade de construir um Kartódromo, foi uma consequência natural.

Em cada eleição da Escuderia, o novo presidente levava sempre como grande objetivo na primeira conversa com o Presidente da Camâra, a construção do Kartódromo .

A esperança da concretização da obra, era sempre enorme em cada mandato, mas havia sempre algo que inviabilizava o sonho, desde o valores envolvidos à sua construção, a  dificuldade da escolha do local da concretização ou as alterações dos projetos que foram aparecendo.

Mas foi em dezembro de 2014, durante uma homenagem que a Escuderia Castelo Branco prestava aos pilotos seus associados na discoteca Repvblica, que Luís Correia, então presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, assumiu publicamente a construção do Kartódromo de Castelo Branco.

Mãos à obra, uma vez mais pelo arquiteto João Teixeira, que pela segunda vez concebia um projeto para ser implementado no PDMCB.

Esta foi uma ótima noticia no ano em que a Escuderia comemorava o seu 50 º aniversário e, seis volvidos, em julho de 2020 o Presidente Luís Correia inaugurava oficialmente o Kartódromo com a presença de várias entidades, nomeadamente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo e de Pedro Lamy, conhecido e conceituado piloto internacional Português.

Integrado no complexo desportivo do Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, tem uma pista de 1200 metros (com 10 metros de largura) capacidade para 34 karts na grelha de partida, uma torre de controlo e um conjunto de oito boxes individuais e é sem dúvida  uma mais valia para a região que tem atraído até Castelo Branco, muitos apaixonados e curiosos da modalidade de todo o Pais e da vizinha Espanha.

Sabendo que a obra não está completamente concluída na sua implementação, os elogios ao já existente, foram unanimes, para a concebido pelo Arquiteto João Teixeira, sobretudo pelo fabuloso traçado desenhado.

construção do kartódromo em 5 minutos

O Embaixador | Pedro Lamy

José Pedro Mourão Lamy Viçoso , conhecido como Pedro Lamy, piloto português nascido em 1972, em Aldeia Galega, Alenquer.

A sua carreira nas competições motorizadas começou no motociclismo juvenil. Conquistou o primeiro título do seu palmarés, campeão de mini-velocidade, com apenas seis anos.

Mais tarde, foi campeão de mini-cross, conquistando o cetro ibérico. Aos treze anos passou para o karting e, posteriormente, para a Fórmula Ford, tendo sido campeão nacional.

Ingressou na Fórmula 1, em 1993, na equipa Lotus-Ford, depois de ter sido campeão europeu de Fórmula Opel-Lotus e vice-campeão mundial de Fórmula 3000.

Esteve fora das pistas na época de 1994, devido a um acidente na pista inglesa de Silverstone. Foi o primeiro português a pontuar numa prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, no Grande Prémio da Austrália de 1995. Participou em alguns campeonatos pela equipa da Porsche, entre os quais o campeonato FIA GT e FIA GT2, onde somou três vitórias.

Em 1998, o piloto teve uma ótima prestação em Le Mans, terminando em 2.º lugar no GT2, e sagrou-se campeão do mundo no campeonato FIA GT2. Em 1999, Pedro Lamy foi obrigado a desistir das 24 Horas de Le Mans devido a um acidente de pista. Posteriormente, participou no American Le Mans Series, competição disputada nos mesmos moldes de Le Mans.

Após a sua passagem no campeonato alemão de Turismo (DTM), em 2001, Pedro Lamy voltou a participar nas 24 Horas de Le Mans. Em 2002, o piloto português ingressou na Zakspeed Racing para disputar o Campeonato de Turismo V8 Star. Porém, devido a uma série de problemas, Lamy, não foi além de uma vitória e três pole position neste ano de estreia. Ainda nesse ano venceu as 24 Horas de Nurburgring ao volante de um Chrysler Viper.

Na sua quinta participação nas 24 Horas de Le Mans ficou em 5.º lugar. Em 2003, Lamy venceu o Campeonato de Turismo V8 Star.
Em 2007 venceu as Le Mans Series (LMP1), em 2012 triunfou em Le Mans com o Chevrolet Corvette C6-ZR1 nos GTE-Am, classe em que foi Campeão em 2017. Em 2018, venceu as 12 Horas de Bathurst na classe Pro-Am.

Pedro Lamy com um curriculum invejável, está disponível para ajudar a colocar o Kartódromo de Castelo branco no mapa dos principais circuitos nacionais, sendo certamente uma mais valia para todos, nomeadamente para os mais jovens pela transmissão de conhecimentos que adquiriu ao longo da sua carreira e que estão previstos em ações de formação, logo que seja possível.

Para o turismo na região o seu nome arrastará com certeza muitas atividades associadas a grandes empresas que aqui as poderão desenvolver, num espaço muito do seu agrado.

Aquando da inauguração Pedro Lamy disse sobre o Kartódromo:

A pista tem um traçado espetacular e está muito bem conseguida“, destacou na inauguração Pedro Lamy,