Escuderia Castelo Branco reúne em livro 55 anos de histórias
O livro Escuderia 55 anos – Apontamentos foi apresentado, dia 4 de julho, pelas 21H30, no centro da cidade albicastrense, no decorrer do Rali de Castelo Branco organizado pela Escuderia Castelo Branco.
A obra, da autoria do jornalista João Carrega, apresenta alguns dos apontamentos mais importantes da história da Escuderia Castelo Branco, que no último mês de maio assinalou 56 anos de existência.
Este trabalho teve a coordenação de António Sequeira, Nuno Almeida Santos e João Carrega, e surge publicada com a chancela da editora RVJ Editores, apresentando o prefácio de Eduardo Marçal Grilo e o prólogo do antigo campeão nacional de ralis, Manuel Rolo.
O livro, propriedade da Escuderia Castelo Branco, tem acabamentos de luxo, é editado com capas duras e o interior impresso é a cores.
São 680 páginas recheadas com «estórias» da história de um dos mais emblemáticos clubes portugueses na área do desporto motorizado, o qual é também uma referência nacional e internacional.
Apresenta testemunhos e entrevistas de alguns dos sócios fundadores, como Eduardo Marçal Grilo (ex-ministro da Educação), Luís Marçal Grilo, José Morgado Duarte, Joaquim Pio, Humberto Salavessa, Manuel Tavares, Porfírio Lima ou Jorge Sequeira Ribeiro.
O livro mostra, década a década o pulsar da instituição, que anualmente tem um impacto, pelas provas que realiza, de milhões de euros na economia.
O livro contou com a colaboração Carlos Tomaz (consultor), Francisco Carrega (arquivo), Cátia Gomes, Miguel Ramos, António Silveira e Belarmina Filipe, bem como da equipa da RVJ Editores, nomeadamente de Carine Pires, responsável pelo design e paginação, André Antunes e Francisco Manuel Carrega.
Este trabalho envolveu ainda muitos colaboradores da Escuderia Castelo Branco que participaram na logística, seleção e recolha de imagens, casos de Sandra Ribeiro, Miguel Ramos, Daniela Simões, Duarte Rocha, Afonso Rocha, Bruno Vilela, Élvio António, Francisco Grilo, Carlos Louro, Carlos Geraldes Gomes, Rui Esteves, Nelson Matos, Célia Reis, Lina Gonçalves e Nelson Correia.
Para a sua concretização, foi aberta a colaboração aos sócios, pilotos e seus familiares, que cederam e identificaram diferentes fotografias.
(Fonte: Ensino Magazine)