Serão as rotundas fonte de conflito ou realmente eficazes para a segurança rodoviária?

 

É um dos pontos que mais nos faz ter dúvidas ao volante. Normalmente as interseções, as prioridades e as exceções à regra são situações de difícil resolução no trânsito já desde a escola de condução. As rotundas, em princípio, têm como objetivo reordenar o trânsito de forma simples e rápida para permitir uma circulação fluída. Mas a verdade é que, em muitas ocasiões transformam-se em fonte de conflitos, aumentando as probabilidade de acidentes. Serão verdadeiramente lugares seguros?


Quais as vantagens de uma rotunda na segurança rodoviária?

 

Em sua defesa, e no momento de ponderar ou não a sua instalação, devemos ter em conta que fatores beneficiam a circulação e a nossa segurança. E para isso, o melhor será olhar, por exemplo, para a cidade de Atalanta no Estado norte-americano da Georgia. Circular pela sua área metropolitana revela o especial interesse que ali existe pela rotundas em detrimento dos tradicionais cruzamentos. E as rotundas não são construídas em vão, o Departamento de Transportes da zona (GDOT) considera que as rotundas reduziram os acidentes em 35% e os ferimentos em acidentes que ali acontecem em 60%.

Há vários aspetos que convém destacar:

  • Redução das mortes em quase 90% (de acordo com o NAS nos EUA)
  • Redução das colisões em 35%
  • Melhor convivência com bicicletas e peões
  • Melhor eficácia no trânsito durante as horas de ponta
  • Limitam a poluição e o consumo de combustível: menos paragens e acelerações forçadas logo menor tempo de paragem.
  • Poupança – não requer nenhum equipamento de sinalização, basicamente é só manter o piso em bom estado.

Maior respeito pelas regras de trânsito

 

Afinal o que podemos fazer para evitar um aumento da sinistralidade nas rotundas? A grande diferença está na educação. Transitar numa rotunda pode ser complexo pelo facto de ser uma manobra rápida na qual estão envolvidos um grande número de utilizadores. Por isso, é substancial atuar com respeito, sem agressividade e com uma condução suave e preventiva.

Desacelere antes de entrar e nunca dê nada por terminado em relação ao resto: pode alguém ter o pisca ligado por engano e pode não sair… jogue na defensiva e não atue como se esse carro o fosse fazer.

Ceda a passagem: principalmente aos utilizadores mais vulneráveis, como peões ou ciclistas, mas procure adquirir o hábito de o fazer com todos os veículos que circulam na via. Se estiver parado e ceder a passagem sem pressas, reduzimos a possibilidade de criar perigo.

Utilize sempre os indicadores de mudança de direção ou faça gestos: de forma a indicar os movimentos que fazer com o veículo, mas não assume que todos em seu redor se aperceberam disso mesmo.

Tenha mais paciência com veículos volumosos, como camiões e autocarros: podem bloquear a passagem ou reduzir a velocidade de circulação na rotunda, mas para este tipo de veículos a manobra é sempre mais delicada e precisa.

Desimpeça a via para permitir a passagem de veículos de emergência.

 

Guia para realizar uma rotunda de forma perfeita

 

Não queríamos despedir-nos sem escrever todas as dúvidas para circular corretamente e sair airoso da rotunda. O mais provável é que a cada dia tenhamos de enfrentar cada uma dessas dúvidas, por isso devemos familiarizar-nos com elas. Assim, aqui ficam alguns passos para “responder” a todas as dúvidas e circular com toda a segurança:

Antes de entrar na rotunda
Olhe para a esquerda e comprove que não vem trânsito. Em caso de dúvida, é sempre melhor esperar ainda que às vezes possa ser desesperante para outros condutores ansiosos. É recomendável que a faixa de entrada seja a interior, contudo se nos dirigirmos para a primeira saída à direita, nesse caso podemos entrar na rotunda pela faixa da direita. Em qualquer outro caso, é recomendável entrar pelo faixa externa e sinalizar com o pisca e passar para a faixa externa antes de entrar na saída.

Uma vez na rotunda não pare em nenhuma situação
Não sabe qual é a sua saída? Não pare por nenhum motivo, nem faça marcha-atrás! Continue a circular e dê as voltas que sejam necessárias até que perceba onde está e onde quer sair.

Prioridades
O condutor que circula pela faixa externa tem prioridade na mesma, seja sobre quem entre na rotunda, seja pelos que circulem no carril interior.

A saída da rotunda
Convém seguir uma regra simples e clara: ao abandonar a rotunda devemos fazê-lo sempre pela faixa exterior (a direita). Nunca a partir da interior, pois podemos encontrar na lateral um veículo que continua constantemente às voltas.

fonte: Circula Seguro.com