Sucesso Sob A Tempestade De Méndez Y García Em Sever Do Vouga

  • Roberto Méndez conseguiu uma nova e desafiante vitória no CERX1 à chuva na pista portuguesa de Sever do Vouga.
  • Diego García superou as adversidades climáticas para triunfar no CERXC JR.
  • Ambiente máximo e corridas emocionantes que fizeram levantar os numerosos fãs dos seus lugares no 1º CERX Rallycross Escuderia Castelo Branco.

Sever do Vouga (Portugal), 15 de outubro de 2023. | O espetáculo das batalhas corpo a corpo voltou ao seu ponto de máximo esplendor neste fim de semana com o terceiro encontro da temporada da Copa de Espanha de Rallycross Loterias. Nesta visita a Portugal, o concurso nacional de RX disputou o 1º CERX Rallycross Escuderia Castelo Branco no imponente traçado de Sever do Vouga, um cenário onde os N5 RMC junto aos Car Cross e FIA Cross Car brilharam ante a apaixonada paixão lusa. Sobre o asfalto e a terra do Circuito Alto do Roçário, Roberto Mëndez em CERX1 e Diego García em CERXC JR conseguiram bater à chuva para ganhar.

A ação na pista arrancou com os treinamentos livres, duas sessões na manhã de sábado nas quais os pilotos tomaram o pulso do traçado português. Tino Iglesias marcou o ritmo desde o início, ficando com a pista desde o primeiro momento e marcando a Pole Position em CERX1 durante a sessão de qualificação. Iñaki Barredo conseguiu um bom tempo nos livres, mas um problema em seu Nissan Micra N5 acabou prematuramente com seu ataque à liderança da general. Íñigo Mayor, Roberto Méndez e Sergio Alba terminaram atrás de Iglesias para formar as grelhas de saída da Q1.

Na CERXC JR, as jovens promessas da Copa de Espanha de Rallycross Loterias mantiveram alto as lutas que desde o início da temporada marcaram o desenvolvimento desta categoria igualitária. Yésica Lorenzo demonstrou sua experiência sobre a pista portuguesa para marcar os melhores Cronos nos treinamentos livres e atribuir-se a Pole Position de frente à Q1, seguida de Diego Martínez, Iago Rodríguez, Diego García, Jon Bikendi e Guillermo Paz.
Depois disso, começaram as primeiras corridas com a Q1 e a Q2. Tino Iglesias garantiu a vitória na CERX1 na primeira qualificação; enquanto Iago Rodríguez tirou da manga uma estratégia excepcional para triunfar na CERXC JR. Na segunda qualificação, os dois pilotos mantiveram seu elevado ritmo na pista para somar uma nova vitória em suas respectivas categorias, dando por encerrada a atividade na pista do sábado e estabelecendo as bases para as emoções que se viveriam no domingo.

Com as nuvens se fechando e prontas para descarregar sua fúria, começou o Warm Up no qual os pilotos esquentaram com as primeiras gotas. Depois desta primeira sessão dominical e já com a chuva fazendo ato de presença em Sever do Vouga, foi disputada uma competição Q3 na qual Iago Rodríguez voltou a ser o melhor em CERXC JR e Tino Iglesias continuou com seu domínio em CERX1, sendo ambos os que se fizeram com a primeira posição da Classificação Intermédia.

Em seguida, chegaram as complicadas Semifinais, nas quais uma imponente tormenta mudou radicalmente as condições da pista, obrigando os pilotos a manejar suas montarias com uma delicadeza especial. Yésica Lorenzo aproveitou de novo a sua experiência no traçado luso, impondo-se a Iago Rodríguez e Jon Bikendi na primeira Semifinal, enquanto Diego Martínez conseguiu superar Diego García e Guillermo Paz na segunda de CERXC JR.

No entanto, foi em CERX1 que se viveu o primeiro grande drama da jornada, com o acidente na área de terra, convertida em lama, que deixou de fora Tino Iglesias. O galego encarou uma das zonas mais difíceis pelas condições climáticas em primeira posição, mas pouco pôde fazer para evitar o golpe contra o carrasco, devendo abandonar. Isto o aproveitou Íñigo Mayor para levar ao bolso a primeira Semifinal; com Roberto Méndez e Sergio Alba jogando gato e rato na segunda, que se reivindicou Méndez.

As finais não poderiam ser menos emocionantes, com várias reviravoltas de roteiro imprevistas no CERXC JR. Yésica Lorenzo e Diego Martínez comandaram o pelotão desde a primeira fila da grelha, com o madrileno e a galego lutando pela primeira posição, unindo-se a ambos Diego García, enquanto Iago Rodríguez entrava na Joker Lap. Lorenzo lançava o ataque estratégico, mas as condições lhe jogavam uma má passagem e impactava contra o talud, terminando ali sua carreira. García aproveitava para entrar na Joker Lap, respondendo Martínez a seu ataque e sofrendo o mesmo desfecho que Yésica Lorenzo, indo largo até o montículo terroso. Diego García tomava a ponta, aguentando até passar sob a bandeira xadrez como vencedor o 1º CERX Rallycross Escuderia Castelo Branco, à frente de Iago Rodríguez e Guillermo Paz.

Com cada vez mais água na pista, começou a Final de CERX1, em que Roberto Méndez, Íñigo Mayor e Sergio Alba batalharam pela vitória, com diferentes abordagens estratégicas e jogando com a potência dos N5 RMC para sair airosos das várias zonas do traçado nas quais a acumulação de água podia lhes jogar uma má passagem. Alba abriu a vedação com um ataque precoce, passando pelo Joker Lap no início e sendo respondido pelo prefeito depois, segurando o
asturiano na sua frente. Méndez obteve uma vantagem que lhe serviu para enfrentar o percurso alternativo com certa calma, embora vigiando pelo retrovisor o possível sobrepasso de Prefeito. Finalmente, Roberto Méndez conseguiu sua segunda vitória da temporada no 1º CERX Rallycross Escuderia Castelo Branco, acompanhado no pódio por Íñigo Mayor e Sergio Alba.

A chuva foi baixando sua intensidade com o encerramento da competição no Circuito Alto do Roçário de Sever do Vouga. O primeiro encontro fora da Espanha da CERX Loterias concluiu, ajustando as diferenças nas diferentes categorias e convocando todos para disputar o último assalto em Miranda de Ebro. O Circuito Antonio Vadillo da localidade burgalesa realizará uma dupla prova na qual serão decididos os títulos de campeões 2023 da Copa de Espanha de Rallycross Loterias, nos próximos 2 e 3 de dezembro.

Mais informação:
[email protected]
https://cerx.rfeda.es